05 e 06 de Junho de 2024 



09 Jun

Programas de autocontrole no setor de ovos abrem o segundo dia do Qualificaves Postura Comercial

Publicado em: 09 Jun 2022

Programas de autocontrole no setor de ovos abrem o segundo dia do Qualificaves Postura Comercial

Iniciando o segundo dia do “Qualificaves Postura Comercial”, que conta com a parceria da Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi), o auditório 2 da 6ª FAVESU recebe a palestra “Programas de autocontrole: princípios básicos para a confecção e implementação para o setor de ovos”.

O momento é ministrado pelo consultor da Criare Consultoria e Engenharia de Alimentos, Paulo Barretto, que por meio de exemplos práticos, destaca como os produtores e empresas devem estar atentos e informados sobre os programas de autocontrole e as suas formas de utilização na produção de ovos.

 

 

O palestrante destaca o que é obrigatório para o funcionamento destes programas de autocontrole dentro das granjas e indústrias. “São requisitos básicos o procedimento de descrição das instalações e equipamentos, passando pela parte do sistema de ventilação e iluminação da granja ou indústria de ovo líquido, a água utilizada no local, o controle de pragas, os procedimentos de higienização e boas práticas, rastreabilidade, calibração e outros requisitos”, pontuou Paulo.

Ele também frisa que o processo tem que levar em consideração a realidade daquela granja ou empresa. “Os problemas de autocontrole são uma exigência por parte da legislação, então todas as granjas devem aderir e o Ministério da Agricultura faz uma fiscalização destes processos. É muito importante que a empresa tenha um corpo técnico que entenda e conheça as normas para fazer a descrição dos procedimentos em conformidade com a realidade do seu estabelecimento. Não é um ‘copiar, colar’, é adequar o processo a sua realidade”, encerrou o palestrante.

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar