05 e 06 de Junho de 2024 



21 Jul

Alternativa à carne bovina, frango aumentou 49% em 18 meses em Caxias do Sul

Publicado em: 21 Jul 2022

Alternativa à carne bovina, frango aumentou 49% em 18 meses em Caxias do Sul

Desde a pandemia de coronavírus, o brasileiro tem sofrido com o alto preço da carne bovina. Nestes mais de dois anos, o frango se tornou uma das principais alternativas. Só que esta opção também está aumentando acima da inflação. Nos últimos 18 meses, o preço da carne de frango aumentou 49,5% nos mercados de Caxias do Sul. Em janeiro de 2021, o frango inteiro era vendida, em média, a R$ 8,04. Em junho deste ano, o valor estava em R$ 12,03. Os dados foram colhidos pelo Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais da Universidade de Caxias do Sul (IPES-UCS).

Os relatos dos empresários do ramo são de que as vendas de frango aumentaram quase na mesma proporção em que o preço da carne bovina subia. A frente da tradicional mercearia Bigarella, na Avenida Júlio de Castilhos, Celso Eduardo de Souza, 68 anos, afirma que até os clientes com mais poder aquisitivo começaram a se assustar com o preço.

— Foi clara uma mudança em razão do alto custo. Começou devagar e foram trocando conforme o preço aumentava. A oferta (de carne vermelha) estava boa, mas no mercado interno ficou cara demais. A clientela passou a optar por outras proteínas mais baratas, principalmente o frango e o ovo — conta o empresário. 

Referência em cortes especiais, o Super Bareinha, no bairro Panazollo, também relata a mudança no comportamento do consumidor. O espaço na mesa do consumir foi ocupado por carnes de frango e porco, que aumentaram de 20% a 25% no período.

— As carnes de aves e de suíno se tornarama opção. Só que vimos os fornecedores irem aumentando o preço também, para acompanhar a carne bovina. Mesmo sem aumento de custos, o preço disparou. No mercado de proteína, é assim que funciona — aponta Bruno Barea, 31, que administra o negócio com o pai Luiz, conhecido como Bareinha.

Saiba mais em https://gauchazh.clicrbs.com.br/pioneiro/economia/noticia/2022/07/alternativa-a-carne-bovina-frango-aumentou-49-em-18-meses-em-caxias-do-sul-cl5tz45eh007j016veb53j9g7.html

Fonte: GZH

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar